História
O Airone foi projectado pelo engenheiro italiano Filippo Zappata, e caracterizava-se pelo uso de madeira como material estrutural. A sua fuselagem e asas eram feitas de madeira, ao contrário dos dois flutuadores que foram construídos em duralumínio.
O CANT Z.506 foi um dos aviões militares italianos com maior longevidade de operacionalidade. Construído nas dependências dos “Cantieri Riuniti dell’Adriatico e Cantiere Navale Triestino” (C.R.D.A. – CANT), realizou o seu primeiro vôo em 1935, sendo comandado pelo piloto italiano Mario Stoppani. A Versão B – Bellica), era uma versão militar, que se diferenciava da versão civil, pela presença de uma gôndola sob a fuselagem e uma cabine de comando mais proeminente.
Participaram em muitas operações,
e em setembro de 1943, restavam apenas 30 aeronaves ao serviço. Alguns deles
permaneceram no activo até 1960, em funções de socorro aéreo.
O único exemplar existente, é um
CANT Z.506 B, NS: MM.45425, de matrícula 84-4, da 84.ª Squadriglia, que se
encontra exposto no Museo Storico dell’aeronautica di Vigna di Valle, Bracciano
– Roma.
Características
técnicas – CANT Z.506B
Tipo:
Hidroavião de bombardeio, reconhecimento, resgate;
Versões: CANT Z.506, CANT Z.506B, CANT Z.506C, CANT
Z.506S;
Motores:
3 motores Alfa Romeo 126 RC.34 de 750cv cada;
Envergadura:
26,50m;
Comprimento:
19,24m;
Altura:
7,45m;
Peso vazio:
8300 kg, máximo: 12300 kg;
Velocidade
máxima: 364 km/h;
Tecto:
7000m;
Autonomia:
2000 km;
Tripulação:
5
Armamento:
3 metralhadoras Breda-SAFAT de 7,7mm, 1 metralhadora Breda-SAFAT de 12,7mm.
1200 kg de bombas ou 1 torpedo de 800 kg.
Fonte das imagens:
Continua.......
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