sexta-feira, 11 de maio de 2012

Fairchild F-91

História


Em 1935 engenheiros da Pan American trabalhando em parceria com A. A. Gassner desenvolveram esta aeronave anfíbia que era ser conhecido como o Fairchild F-91. Era um monoplano de asa alta, todo de metal, e podia transportar oito passageiros. A aeronave tinha trem de aterragem completamente retrátil e podia voar a 155 MPH ao nível do mar,  e a 151 MPH a 8000 pés.



Era um avião muito atraente mas só foram produzidos 11 aeronaves. Dois deles foram para um subsidiário brasileiro da Pan American para uso no Rio amazonas. Estas duas aeronaves serviram fielmente, e em 1945 foram desmantelados.
O protótipo foi comprado por um clandestino operativo dos republicanos espanhóis, mas a aeronave foi interceptada durante a entrega pelos Nacionalistas e confiscado para seu uso. Dois Fairchild F-91 foram usados pela Marinha japonesa para testes e foram posteriormente usados como aeronaves de ligação.
O último F-91 produzido foi comprado por um milionário americano que o pintou com as cores da RAF. Posteriormente doou-o à RAF e eles enviaram-no para o Egipto para executar funções de SAR. Apresentou vários esquemas diferentes de camuflagem, até que em 1943, bateu num objecto submergido e afundou-se.


Para uma aeronave com uma produção limitada teve certamente uma história recheada de aventura. Nenhuma destas aeronaves existe hoje em dia.

Modelo

Este modelo da marca Azur, é um modelo razoável, com algum grau de dificuldade na parte da montagem. As peças em resina que oferece, fazem dele um kit mais completo, e fazendo um trabalho bonito de se ver.



Comecei por limpar as peças, e montei o cockpit e a zona dos passageiros. As cores utilizadas foram o XF-54 da Tamiya para o interior, e o XF-64 para as cadeiras.



A fuselagem teve que levar um pouco de betume, bem como as asas e a zona do motor. A seguir a esta fase, irei montar a asa à fuselagem e começar a pintura.


Sem comentários:

Enviar um comentário