

O Heinkel He 115, foi um hidroavião de guerra comum, grande, resistente e, no início da sua carreira, era bastante rápido e manobrável, comparado com os outros aparelhos da sua época. A encomenda do He 115 deu-se em Julho de 1935, sendo os primeiros protótipos entregues três anos depois. O primeiro protótipo de série, o Heinkel He 115 V-1 fez o seu voo em Agosto de 1937. A sua fuselagem aerodinâmica foi construída em metal. Nas asas, foram comportados dois motores BMW 132K de 715 KW de potência. A tripulação era constituída por o piloto, que ficava numa posição superior às asas, o rádio operador que ficava atrás, o qual manejava uma metralhadora MG 15, e um artilheiro que ficava na parte da frente da aeronave, onde manejava uma MG 15. O Heinkel He 115 V-1, também podia levar um torpedo de 800 Kg ou três bombas SC250 de 1250Kg. Outros dois modelos foram construídos, o He 115 V-2 e o He 115 V-3. O modelo V-3 foi o escolhido pela Luftwaffe como matriz para a linha de produção, pois apresentava melhorias significativas.
Em 1938, a Heinkel recebeu dois contratos estrangeiros para a venda do hidroavião. Seis foram encomendados pela Noruega e outros doze pela Suécia, todos eles construídos sobre a matriz do Heinkel He 115 A-1. Em Julho de 1940, entrou em produção o He 115 B-1. Este modelo apresentava diversas modificações, podendo comportar duas bombas de 500 Kg, minas marítimas LMA III, ou um LMB III de 920Kg. Os últimos exemplares da série B, um total de 18 aviões, foram instalados esquis para operações na neve. A versão C, do Heinkel He 115 , a única alteração significativa teve a ver com o reforço do armamento. O He 115 C-2 tinha esquis para operações no Árctico, o C-3, tinha lançadores de minas, e a versão C-4, era torpedeiro. Durante o período da guerra, eles foram sofrendo diversas modificações, melhor armamento, o que em termos operacionais fazia dele um excelente avião. A produção foi encerrada em meados de 1944, num ano em que a superioridade aérea aliada era muito mais forte, o que para o He 115 o seu uso era dispensável.
Fonte das fotos: www.luftarchiv.deModelo
Heinkel He 115
Marca: Matchbox Escala: 1/72 Material: plásticoEste modelo da marca Matchbox, já tem uns bons anos em cima. São moldes de 1973. Esta marca apresenta um plástico grosso, com diversas cores de plástico, algo muito característico desta marca. Os moldes não são nada maus. O interior é muito pobre. A construção é fácil.
ConstruçãoComeçamos a nossa construção, pelo cockpit. Bem, ele é muito pobre a nível de pormenor, e ausência de certas peças que podiam valorizar um pouco mais este modelo. Nesse sentido tive que fazer algumas partes. Fez-se a zona do artilheiro e os comandos, a zona do rádio operador, os comandos do piloto, e os respectivos cintos da tripulação. Após esta fase, podemos fechar as duas partes da fuselagem.
Colei as duas partes das asas e de seguida à fuselagem. Depois foi os lemes de profundidade. Os flutuadores vieram a seguir...ter atenção antes de os colar, pois devemos experimentar a posição deles antes de colar. As últimas peças vieram de seguida, as escadas de acesso, algumas antenas, e os motores, que foram pintados antes de colar.
Os vidrosAntes de colar todos os vidros ao nosso modelo, tive que utilizar a fita da Tamiya para tapar as zonas que não levam pintura, protegendo essa zona. Depois de ter feito esse processo, colei-os ao modelo, dando por terminada a construção, e assim procedermos à fase de pintura.
Pintura do interior e dos motoresPara a pintura do interior, utilizei como base, o XF 53 da Tamiya (Neutral Grey), os assentos da tripulação foi com o H116 da Humbrol (Matt US Dark Green), e os cintos com H118 da Humbrol (US Tan). Os comandos foram pintados com o XF 1 da Tamiya (Flat Black), como os motores, que no final com a técnica do pincel seco utilizei o XF 16 da Tamiya (Flat Aluminium).


Pintura da camuflagemAntes de pintar a camuflagem, pintei todo o avião com o XF 16 da Tamiya (Flat Aluminium), servindo de côr primária, para no final, proceder ao desgaste que quero aplicar.
De seguida pintei a parte inferior com o XF 23 da Tamiya (Light Blue). Antes de proceder à pintura superior da fuselagem e asas, mascarei o que tinha pintado, com fita da Tamiya. Logo após esta operação, pintei toda a parte superior com o XF 62 da Tamiya (Olive Drab), o que depois de seco, mascarei as zonas que me indicavam para pintar com o XF 61 da Tamiya (Dark Green).



Este esquema de pintura utilizava um pormenor, que tinha a ver com o local em que operava, que era a Noruega. Em cima da pintura base, aplicavam em certas zonas, branco, para se integrar com o terreno. Foi o que fiz de seguida, mascarei o que não interessava, e depois apliquei o XF 2 da Tamiya (Flat White), dando um aspecto bastante bonito ao modelo.
Depois da pintura seca, apliquei os decalques, e de seguida, envernizei-o.



Desgastes finaisPara o desgaste, utilizei algumas técnicas, entre elas a do pincel seco, que consiste em molhar o pincel com a tinta desejada, limpar num papel, e depois na zona que queres aplicar esta técnica, vais com o pincel ao círculos realçar essas mesmas zonas.

A outra técnica utilizada, foi o uso de óleos diluídos em White Spirit, que fiz em certas zonas que visualizei em documentação, fazendo desgaste e sujidade (ailerons, lemes, zona do cockpit, flutuadores, hélices.
Depois desta operação, antes de finalizar, com o bico do X-acto, fui fazer muito ao de leve uns descascados, tanto na zona do cockpit, bordos de ataque, hélices, flutuadores e outras zonas, realçando o Flat Aluminium.
Após estas técnicas, dei por terminado o modelo.


Sem comentários:
Enviar um comentário