- Spitfires equipados com motor Merlin;
- Spitfires equipados com motor Griffon;
- Seafire (versão naval).
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Aqui vos deixo as principais versões do Supermarine Spitfire:
Supermarine Spitfire I
Spitfire I: modelo original de produção com motor de 1030 cv (768 kW) Merlin II, hélice bipá de passo fixo, e quatro metralhadoras Browning de 0.303 pol. (7.7mm). (Mk IA) capota bojuda, hélice tripá DH, de passo variável, oito metralhadoras Browning 0.303 pol. (7.7-mm); (Mk IB) dois canhões Hispano de 20mm e quatro metralhadoras Browning 0.303 pol. (7.7mm) (Total construídos: 1566)
Supermarine Spitfire IIA
Spitfire II: Aeronave construída em Castle Bromwich com pequenas alterações. Motor de 1175 cv (877 kW) Merlin XII (Total construídos: 750 Mk IIA com oito metralhadoras Browning de 0.303 pol.) (170 Mk IIB, dois canhões Hispano de 20mm e quatro metralhadoras Browning 0.303 pol.)
Supermarine Spitfire III
Spitfire III: Protótipo experimental, Mk I alongado (1 construído). Motor de 1280 cv (955 kW) Merlin XX
Supermarine Spitfire IV
Spitfire IV - Confuso, porque o Mk IV tinha, anteriormente, o Griffon; (1 construído). Depois, sem armas e com Merlin para fotoreconhecimento. PRMk IV, entregues vários. Produção: 229
Supermarine Spitfire VB
Spitfire V: Igual ao PR IV, equipado com motor Merlin 45 de 1440 cv (1074 kW) ou com motor Merlin 50 de 1470 cv (1097 KW); Tanque auxiliar e transporte de bombas. Principais versões de caça de 1941 a 1942 em três formas. Produção: Mk VA, 94; Mk VB, 3.923; Mk VC, 2.447.
Supermarine Spitfire HF.VI
Spitfire VI: Caça interceptador de grandes altitudes, equipados com motor Merlin 47 de 1415 cv (1056 kW),carlinga pressurizada, dois canhões Hispano de 20 mm e quatro metralhadoras Browning de 0,303 pol. Produção: 100.
Supermarine Spitfire HF.VII
Spitfire VII: Caça interceptador de grandes altitudes, pontas das asas alongadas, equipado com motor Merlin 61 de 1660 cv com dois estágios e superalimentado (radiadores simétricos sob as asas); roda da cauda retrátil, e mais tarde com leme maior e pontudo. Carlinga pressurizada. Também usaram motores Merlin 64 e Merlin 71. Produção total: 140.
Supermarine Spitfire VIII
Spitfire VIII: Caça definitivo, equipado com motor Merlin 61,63,66 e 70 com dois estágios. Versão LF, de baixa altitude, recortado (sem pressurização); Versão F (padrão); Versão HF, de grande altitude e alongado. Produção total: 1658.
Supermarine Spitfire IX
Spitfire IX: Versão feita às pressas para enfrentar o Fw 190, rápida improvisação do modelo V, com Merlin 61; novamente versões LF, F e HF, mais IXE, com dois canhões Hispano de 20 mm e duas metralhadoras de 0,5 pol. Produção total: 5665.
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Supermarine Spitfire XII
Spitfire X: Versão pressurizada do PR.XI; Equipado com motor Merlin 77, tendo todo o bordo de ataque formando tanque de combustível. 1 exemplo com asa HF. Produção total: 16
Spitfire XI: Caça de Reconhecimento equipado com motor Merlin 61,63 e 70. Igual à versão X, mas sem pressurização. Produção total: 471.
Spitfire XII: Aparelho para baixas altitudes, a fim de enfrentar o Fw 190, com motor Griffon III ou IV, de 1735 cv, estrutura do VC alongada, ou do VIII, recortado. Produção total: 100.
Supermarine Spitfire XIVE
Spitfire XIII: Aparelho PR para baixas altitudes baseado na versão Mk V mas equipado com motor Merlin 32. Quatro metralhadoras Browning de 0.303 pol. (7.7-mm) Produção total 18.
Spitfire XIV: Primeiro com motor Griffon Mk 65, de dois estágios, de 2050 cv, com radiadores simétricos e hélice de cinco pás, estrutura totalmente redesenhada, com nova fuselagem, maior cauda, ailerons embutidos, roda da cauda retrátil. F-XIV com dois canhões Hispano de 20mm e quatro metralhadoras Browning de 0.303 pol. (7.7-mm); F-XVIE com dois canhões Hispano de 20mm e duas metralhadoras de 0.5 pol.; FR-XVIE, mesmas armas, fuselagem de ré rebaixada e capota “gota”, asas recortadas, câmera F-24 e combustível extra. Entrou em ação em 1944, destruindo mais de 300 bombas-voadoras. Produção total: 957
Supermarine Spitfire LF.XVI
Spitfire XVI: Versão a partir do Mk IX com motor Packard Merlin 266; asas F ou LF; Os primeiros Mk XVI foram equipados com quatro canhões Hispano de 20mm ou dois canhões Hispano de 20mm e quatro metralhadoras Browning de 0.303 pol. Mais tarde foram equipados duas metralhadoras de 0.5 pol. em vez das quatro de 0.303 pol. Esta versão, muito deles apresentavam a carlinga com bolha em lágrima. Produção total: 1054.
Supermarine Spitfire XVIII
Spitfire XVIII: Caça definitivo com motor Griffon de dois estágios. Carlinga com bolha em lágrima e tanque extra nas asas. A versão de fotoreconhecimento FR.XVIII (pós-guerra, FR.18) apresentava na fuselagem uma câmera de reconhecimento. Produção total: total 300.
Supermarine Spitfire 21
Spitfire XIX: Versão de fotoreconhecimento com motor Griffon 65 de dois estágios, de 2050 cv e sem pressurização. Depois usou o motor Griffon 66, pressurizado e os tanques da asa ampliados. Ambos com opção para grandes tanques alijáveis para 2900km de alcance. Efetuou a última missão da RAF na Malásia em 1 de Abril de 1954. Produção total: 225.
Spitfire XX: único protótipo construído de um Mk IV e protótipo do Mk XII.
Spitfire 21: airframe reformulado, motor Griffon 61 ou 64 com hélice de cinco-lâminas. Quatro canhões Hispano de 20mm e 454 Kg de bombas. Produção total: 122.
Supermarine Spitfire 22
Spitfire 22: A fuselagem era um pouco reduzida. Motor Griffon 85 com 2375 cv (1772 kW) e contra propulsão. Carlinga com bolha em lágrima. Tinham 4 canhões Hispano de 20mm Produção total: 278.
Supermarine Spitfire 24
Spitfire 24: Era similar ao Mk 22 mas apresentava mais capacidade de combustível, com dois tanques instalados na parte de trás da fuselagem. Tinha a cauda do Spiteful. Canhão Hispano de cano curto Mk V. Disparador de foguetes. A performance era impressionante, pois atingia uma velocidade de 731km/h. Produção total: 54.
Seafire IB: Spitfire VB navalizado, geralmente com motor Merlin 46 de 1415cv. Asas fixas, mas com ganchos e pontos de amarração. Produção total: 166
Seafire IIC: Carretilhas de catapulta. Trem de aterragem reforçado e alongado. Equipado com motor Merlin 32 de 1645 cv, com quatro pás de hélice. Produção total: 372.
Seafire III: Asa dobrável manualmente. Equipado com motor Merlin 55M de 1585 cv (1182 kW). Várias versões. Foram produzidos um total: 1220.
Seafire XV ou F-15: Equipado com motor Griffon VI de um estágio de 1850 cv (1380 kW Griffon VI e radiadores assimétricos como o Spitfire XII. As últimas produções tinham a carlinga com bolha. Produção total: 390.
Seafire XVII ou F-17: Como o Seafire XV, apresentava a carlinga com bolha. O trem de aterragem foi reforçado. A versão de fotoreconhecimento (FR17) tinha uma câmera no lugar do tanque traseiro. Produção total: 232.
Seafire 45: Novo airframe como o Spitfire 21. A asa não dobrava. Era equipado com motor Griffon 61 de cinco pás de hélice ou Griffon 85 contra propulsão. Asa fixa, e armamento de quatro canhões Hispano de 20mm. Produção total: 50.
Seafire 46: Igual ao Seafire 45, mas com a carlinga com bolha em forma de lágrima. A versão de fotoreconhecimento (FR.46) tinha uma câmera na parte de trás da fuselagem. A produção final tinha a cauda do Spiteful. Produção total: 24.
Seafire 47: As asas dobravam hidraulicamente. Era equipado com motor Griffon 87 de 2375 cv (1772 kW) ou Griffon 88.A produção final, era a versão de fotoreconhecimento (FR) com câmera incorporada. Produção total: 140.
Fontes:
http://www.asisbiz.com/il2/Spitfire/MkI-RAF-611Sqn-FY-Q.html
www.wwiivehicles.com
Bibliografia:
Supermarine Spitfire IX – XVI, Modelmania 5, Jan Hoffmann, Wojtek Matusiak
AJ.Press, 2000;
Spitfire In action, Aircraft NO.39, Jerry Scutts
Squadron/signal publications, 1980;
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