quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Short Sunderland Mk III


História
O projecto para a construção do Short Sunderland foi iniciado no final de 1934. Sob a designação de S.25, o primeiro protótipo realizou o seu primeiro voo em 16 de Outubro de 1937. Meses depois começaram a operar os aviões da versão Short Sunderland Mk I. Estes equiparam três esquadras do Comando Costeiro da Royal Air Force (RAF).

No final de 1941, já durante a WWII, entraram ao serviço os aviões da segunda versão de produção, os Short Sunderland Mk II, e no ano seguinte, em Junho, apareceram os Mk III. Estas versões apresentaram-se com motores mais potentes e com capacidade de combate melhorada em relação à versão anterior.

A última versão foi o Mk V, cujo o seu primeiro voo ocorreu em Agosto de 1943. Esta versão, apresentava capacidades operacionais muito melhoradas.
Os Short Sunderland foram produzidos até 1945, totalizando 741 aeronaves. Eram tecnicamente designados por aviões de reconhecimento marítimo, luta anti-submarina e escolta de comboios marítimos.
Durante a WWII, operaram em todos os teatros de operações. Estas excelentes aeronaves estiveram ao serviço da RAF, até 1959.



Modelo
Short Sunderland Mk III
Marca: Airfix Escala: 1/72 Material: plástico


Sendo uma das únicas marcas, a esta escala, a comercializar este modelo, a Airfix já nos delicia com a “qualidade” apresentada. É um modelo com plástico grosso, sofrendo de “rebitide aguda”. As zonas de encaixe apresentam diversos buracos o que têm de levar alguma massa de enchimento. O interior é muito pobre, o que o modelista mais experiente, tem um certo trabalho pela frente, se quiser uma realização final mais apresentável.A lixa e a massa são essenciais neste modelo.
Os vidros não possuem as frames, o que, com um pouco de paciência e fita da tamiya, podemos realizar um excelente trabalho.







Pintura

Começamos por dar uma cor base ao modelo. Neste caso dei com o XF16 da tamiya (Flat Aluminium), visto que este avião era todo ele construído em alumínio. Após a secagem desta base fui com o XF1(Flat black), passar sobre as junções dos painéis, para desta forma dar um certo relevo após a pintura do camuflado. Antes de começar a pintura final do camuflado, fui com o Maskol, dar nas zonas em que o avião mais se desgasta, isto para fazer o envelhecimento final.
O camuflado escolhido foi o standarizado da RAF, XF61 (dark green) e XF24 (dark grey) para as partes superiores da aeronave, e o XF2 (Flat white) para as partes inferiores da fuselagem e das asas. Após a colocação dos decalques dei com o future em todo o avião, e depois disso passei ao envelhecimento.




Envelhecimento

Após a pintura do nosso Sunder, vamos retirar o Maskol para aparecer o alumínio base do avião. É uma técnica muito fácil, experimentem!!!! De seguida vamos utilizar os óleos para dar-mos uma sujidade e desgaste em certas zonas do avião.

Decalques

Os decalques utilizados, foram os que vinham no modelo, pertenciam ao Grupo 15, Esquadrão 423 RAF (RCAF), e eram baseados em Lough Erne (Castle Archdale) na Irlanda do Norte, durante a WWII.
Os decalques foram postos antes do envelhecimento e das sujidades, pois temos que dar uma certa uniformidade ao modelo.




Cenário

Na confecção do cenário, mandei fazer uma base em madeira escura com 30cm de lado. Depois arranjei uma placa de poliestireno para fazer a zona da muralha e rampa. Para a placa da pista e para a confecção das ripas, utilizei balsa. A água foi feita com massa das pronto e cola branca.





Acessórios

O tractor que utilizei foi o que vinha juntamente com o Short Stirling da Airfix. Utilizei as figuras da marca Preiser. O resto do acessórios, foi algumas sobras que tinha de outros modelos.









Bibliografia.

Warpaint Series n. º 25 Short Sunderland – Tony Butler – Hall Park Books
Wing Masters n. º 1 November-December 1997 – Histoire & Collections
Coastal Command in action 1939-1945 – Roy Conyers Nesbit – Budding Books


Fotos

www.wwiivehicles.com / www.seawings.co.uk

Sem comentários:

Enviar um comentário